27 jan

Transforme sua loja em franquia

 

O sucesso nesse tipo de operação depende de um planejamento prévio e de uma preparação adequada por parte da empresa

Se você já tem um negócio em funcionamento pode transformá-lo em uma franquia. Para isso, basta aderir a uma rede, passar a usar sua marca, seguir os padrões da empresa e remunerar o franqueador.

Esse é um formato cada vez mais utilizado pelas empresas (donas da marca) e pode ajudar os pequenos empreendedores a aumentar a lucratividade e passar a administração às gerações futuras.

 

Como transformar?

A empresa (dona da marca) avalia negócios que apresentam potencial de crescimento com o uso dos padrões de funcionamento, regras operacionais, padrão arquitetônico e sistema de gestão.

 

Veja o Passo a Passo:

  • Análise da situação legal da empresa;
  • Planejamento do processo de formatação da franquia;
  • Elaboração do plano de expansão da rede;
  • Sistematização dos processos para os franqueados;
  • Elaboração dos contratos da franquia;
  • Venda da franquia;
  • Seleção dos franqueados

 

Investimento

No sistema de franquia, o franqueado (quem utiliza a marca) assume algumas regras. Uma delas é a remuneração à empresa cedente (dona da marca) que inclui taxas  de franquia, publicidade, royalties (direito de uso da marca) e  fundo de propaganda. Os valores variam de acordo com a marca e podem comer uma fatia do faturamento.

 

Vantagens da Conversão

Em alguns segmentos, “converter-se” em uma marca forte, com penetração de mercado e reconhecimento do consumidor pode representar um grande avanço ao novo franqueado e à rentabilidade do negócio. Interessa ao lojista, que adquire maior poder de fogo nas negociações; ao prestador de serviço, que aprimora sua mão de obra; e ao franqueador, que incorpora um ponto comercial já testado.

Conheça o Simulador de Franquias

posts relacionados

Deixe um comentário