12 abr

Técnicas de gestão de franqueadoras que fazem a diferença

Ceder know how e desenvolver o modelo de negócio continuamente são os principais desafios de uma empresa franqueadora. Ser um inovador permanente e entregar resultados financeiros positivos é no final o que a rede de franqueados reconhece como a mais valia de uma franqueadora. O franqueado só não pode esquecer do seu papel nessa engrenagem. É ele quem está lá na ponta, gerindo a sua franquia e entregando resultados.

Algumas práticas fazem parte das redes de franquias de sucesso:

 

Expansão profissional

Crescer com qualidade ao invés da quantidade talvez seja o maior segredo do sucesso de uma rede franqueadora. Ter como aliado pessoas com o perfil ideal e comprometidas com os resultados faz muito bem a qualquer empresa franqueadora.

 

Consultoria de Campo

O supervisor de franquias ou consultor de campo é o principal elo entre a franqueadora e as franquias. Investir de forma assertiva em seleção, capacitação e retenção desse quadro se mostra altamente eficaz. As redes de sucesso possuem consultores com capacidade de diagnóstico e gestão, que falam de negócio (tkt médio, taxa de conversão, demonstrativo de resultados, etc) e não meros auditores de padrões.

 

Comitês Franqueados

Trazer os franqueados para perto da franqueadora através da participação ativa nos comitês de franquias é, talvez, uma das melhores formas de comprometê-los com o negócio e estar sempre alinhando expectativas. Os franqueados estão lá na ponta e tem total condições de contribuir com a franqueadora. Saber ouvir é um exercício constante que deve ser feito pelos executivos da franqueadora.

 

Universidade Corporativa

Vivemos a era da informação e isso não é diferente no franchising. Possuir um processo de aprendizado constante nas redes de franquias é atitude vital para quem quer crescer com consistência. Nessa universidade participam todos – franqueados e funcionários dos franqueados.

 

Marketing Local

As franqueadoras precisam pensar globalmente e agir localmente através de seus franqueados e consultores de campo. Controlar, orientar e acompanhar a utilização de verbas locais de marketing aumenta a satisfação do franqueado pois ele vê os resultados acontecerem e o comprometimento do franqueador com o seu negócio.

 

Planejamento de compras

Diversas redes deixam a critério total do franqueado o suprimento das suas unidades. Outras se preocupam apenas com a receita da franqueadora e vendem mais do que os franqueados suportam e desejam – o famoso “empurra”. O planejamento com base em análise de dados, projeções de mercado e apostas conjuntas é um instrumento extremamente eficiente, garantindo que haverá produtos disponíveis para os consumidores e que os “markdowns” não serão tão representativos.

A gestão das redes de franquias vem evoluindo rapidamente nos últimos anos, havendo uma direta relação entre crescimento saudável e utilização das práticas acima citadas.

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Texto por: André Friedheim – Sócio-Diretor da FRANCAP

Sobre o autor: André Friedheim
• Formado em Administração de Empresas (1990) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Pós-graduado em Marketing e Finanças pela mesma instituição (FGV);
• Atua há mais de 20 anos em projetos de consultoria e gestão nas áreas de franchising e varejo;
• Participou na conceituação, formatação, implantação e gestão de mais de 500 projetos no Brasil e no exterior;
• Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Franchising (ABF);
• Membro do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein;
• Master Franqueado das redes Café do Ponto e Casa Pilão;
• Professor do Curso de MBA da FIA-USP.

 

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