13 maio

Investir em franquias, mesmo na crise, é um ótimo negócio

Com as mais variadas opções de segmento e valores convidativos, investir em franquias passou a ser uma excelente opção para pessoas que nunca empreenderam.

É comum, em períodos de recessão econômica, especialistas alertarem sobre os perigos de investimento em novos negócios. Além dos riscos já comuns e conhecidos, aqueles a curto e médio prazo aumentam, já que a oscilação na inflação, no valor da moeda, custos de importação e exportação, não dependem diretamente da atuação do empreendedor.

Mas as franquias acabam sendo uma ótima opção para quem quer investir, mas sem se preocupar com esses riscos.

Com [uma franquia] ele [o empreendedor] consegue um resultado melhor do que se abrisse um negócio sozinho, pois têm os ganhos de um negócio grande (…) ao mesmo tempo, tem seu próprio negócio, onde pode atuar e se realizar profissionalmente.
Fabiana Estrela, Diretora de Valor Humano na Estrela Franquias e Diretora Regional Sul da Associação Brasileira de Franchising.

 

AS FRANQUIAS NO BRASIL EM 2015

De acordo com dados divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) em 2015, o faturamento das franquias aumentou mais de 8%, se comparado ao ano anterior. Os números cada vez mais positivos levaram investidores a confiar e apostar em novas redes franqueadoras, levando o número de novas franquias a um aumento expressivo de + 4,5%, no ano de 2015.

 

O MERCADO DE FRANQUIAS NO SUL E NO RIO GRANDE DO SUL

Em 2015, o Rio Grande do Sul também apresentou números muito positivos, tanto para a economia do estado, como para a nacional. Com um faturamento de mais de R$ 3 bi, as franquias mostraram um crescimento de quase 7%, em um cenário nada favorável economicamente, como o do estado gaúcho.

O mercado para franquias é fértil na Região Sul do Brasil, que compreende a 16,7% do total de franquias no país, sendo o Rio Grande do Sul dono de 4,6% do mercado nacional. Mesmo assim, somente 40% dos municípios brasileiros possuem presença de franquias, mostrando que o mercado ainda tem muito a ser explorado.

 

FRANQUIAS E O MERCADO DE TRABALHO

Não bastassem os números positivos financeiramente, o mercado de franquias ainda é um dos principais geradores de emprego no Brasil. No último ano, mais de 90.000 postos de trabalho foram criados, um aumento de +8,5% com relação a 2014, o que elevou o número total de empregos diretos em franquias para quase 1.200.000, em 2015.

 

FRANQUIAS NA CONTRAMÃO DA CRISE

Dados apresentados pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostraram que em 2015, 13,4% dos comércios com até 1 funcionaram, fecharam no Brasil. O número é ainda maior em grandes varejistas, onde o número cresce para quase 15%. Ainda assim, em 2015, somente 4,4% das lojas no sistema de franquias fecharam, sendo que o número de novas lojas abertas subiu 14,7% em relação ao período anterior, totalizando um incremento de 12.702 novas unidades em todo o país.

 

APRENDA A INVESTIR EM FRANQUIAS COM A CAVERNA DO DINO

Como esclarecemos nesse post, uma franquia é hoje a melhor opção de investimento em um novo negócio no Brasil.
A Estrela Franquias já sabia disso, por isso criou esse Simulador de Franquias. Com apenas algumas informações fornecidas por você, o simulador monta um planejamento de 10 anos com a previsão de retorno do investimento inicial. Experimente essa ferramenta e tenha ainda mais segurança na hora de investir!

Conheça o Simulador de Franquias

posts relacionados

Deixe um comentário