11 mar

Como funciona a sucessão familiar dentro de franquias

O sistema de franquias chegou no país nos anos 50, mas apenas nos anos 80 e 90 começou a fazer sucesso. Hoje, a maioria das franquias já tem entre 20 e 30 anos de funcionamento, fazendo com que a sucessão familiar dentro da empresa precise ser discutida.

Assim como nas empresas tradicionais, a sucessão nas franquias também não é fácil. Precisa ser bem feita e bem planejada para que não impacte negativamente no negócio.

 

Como Fazer:

A primeira coisa a ser observada pelo franqueado são as cláusulas do contrato com o franqueador. De acordo com a lei de franquia o contrato possui caráter pessoal e intransferível. Para poder assumir a franquia o herdeiro escolhido para suceder o atual gestor precisa passar pelo processo de seleção da franqueadora e ser aprovado. Caso o herdeiro não seja aprovado, outro gestor/gerente precisa ser indicado.

Ícone PreparaçãoPreparação: O sucessor precisa ser preparado com antecedência para assumir o cargo com segurança. Conhecer profundamente as operações da franquia e receber treinamentos é crucial para isso. Algumas franqueadoras possuem programas voltados à sucessão.

Ícone PlanejamentoPlanejamento: A sucessão precisa ser bem planejada. O dono não vai se ausentar imediatamente do negócio, mas precisa preparar os processos de forma que facilitem a sucessão e preparar a empresa juridicamente. Ter um funcionário antigo que conheça bem a franquia e suas operações e possa apoiar o sucessor no início de seu trabalho pode ser uma ótima ideia.

Ícone SucessãoSucessão: O assunto deve ser abordado desde cedo com os herdeiros. É necessário saber se realmente é desejo deles assumir o negócio da família. Do contrário, procure outro gestor para indicar a franqueadora. Quanto antes o sucessor for inserido na realidade da franquia mais preparado ele estará na hora de assumir o cargo definitivamente.

Lembre-se que o processo de sucessão leva anos para ser concluído. Deve ser feito com calma e cuidado, para que tudo ocorra da melhor forma.

Conheça o Simulador de Franquias

posts relacionados

Deixe um comentário